sexta-feira, 6 de março de 2015

Dia da Mulher: Conheça as personagens e escritoras que marcaram a literatura nacional e internacional




Na realidade ou na ficção, elas desafiaram seu tempo e, sem perder a delicadeza, mas com força e paixão, mostraram que a literatura também é território feminino. Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, confira as escritoras e personagens femininas que fizeram história na literatura nacional e internacional.

Rachel de Queiroz
Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977), onde vinte anos antes recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Rachel de Queiroz obteve reconhecimento já em seu romance de estreia: O Quinze. Em suas obras, ela trata de temas sociais e expõe a realidade e as lutas do povo nordestino contra a miséria e a seca.

Cecília Meireles
Uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira, Cecília foi agraciada com o Prêmio Machado de Assis (1965) pelo conjunto de sua obra. Fortemente influenciados pelo simbolismo, seus poemas são marcados pela musicalidade e impressões sensoriais que retratam a vida, o amor e o tempo.

Clarice Lispector
Nascida na Ucrânia, mas assumidamente brasileira, Clarice inaugurou a prosa introspectiva no Brasil. Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico.

Jane Austen
Jane Austen alcançou reconhecimento ao escrever Orgulho e Preconceito, considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo. Ela criou a comédia de costumes, introduzindo personagens ordinários e da classe média inglesa. Em sua narrativa, predominam os diálogos carregados de ironia e a reflexões.

Virgínia Woolf
Conhecida como a "Proust Inglesa", Virgínia escreveu alguns romances e ensaios pioneiros sobre literatura. Considerada ícone do modernismo, a escritora britânica inovou ao expor em sua narrativa o fluxo de consciência de seus personagens.

Além dessas autoras, algumas personagens marcantes foram:

Dom Casmurro
Na obra de Machado de Assis, Capitu, a jovem de olhos de "cigana oblíqua e dissimulada" é a encarnação de toda a sedução feminina e de todo os enigmas que giram em torno das mulheres. Teria ela traído Bentinho?

Gabriela, cravo e canela
Gabriela é uma mulher inocente que preza pela liberdade e mesmo depois de se casar com Nacib, não consegue se adaptar e entender porque deve mudar seu comportamento pra se adequar aos padrões da sociedade da época, considerada arcaica e autoritária.

Lolita
Em um dos romances mais polêmicos de todos os tempos, Lolita encarna uma adolescente de 12 anos que exerce grande fascínio em seu padrasto. Ao longo da trama, a personagem divide opiniões, sendo vista por uns como uma menina inocente que é constantemente molestada e por outros como uma garota pra lá de atrevida.

Madame Bovary
Emma é uma moça criada no campo que sonha com as regalias da burguesia. Para alcançá-las, ela casa-se com Charles Bovary. Mas ao se deparar com a personalidade pouco ambiciosa do marido, procura em outros homens o alicerce para os seus desejos, chocando a sociedade com sua rebeldia e adultério.

Ana Karenina
Ana é uma jovem bela e charmosa que, ao se casar com um rico funcionário do governo, passa a circular na alta sociedade. Mas sua vida muda quando se apaixona por um oficial da cavalaria e passa a sofrer as humilhações de uma sociedade que não aceita a traição e muito menos o divórcio.

Harry Potter
Ícone da literatura infanto-juvenil, Hermione mostrou lealdade, coragem e inteligência em muitas situações ao longo da saga, defendendo e tirando os amigos Harry e Rony de grandes enrascadas. Apesar de toda sua independência, ela mantém certa insegurança que traduz humanidade e encanto à personagem.

A hora da estrela
Aos dezenove anos, Macabéa deixa o sertão para morar no Rio de Janeiro. Inocente, com poucos estudos, doce e obediente, ela alimenta a lembrança de uma infância triste e uma saudade do que poderia ter sido e não foi. Sua fantasia é tornar-se uma grande estrela de cinema.

Orgulho e preconceito
Carinhosamente chamada de Lizzie, Elizabeth é uma jovem inteligente, perspicaz e espirituosa, mas de personalidade forte que a faz julgar seu grande amor, Mr. Darcy, precocemente baseada em suas primeiras impressões.

Ana Terra
Ana é uma mulher trabalhadora e batalhadora que tem seu companheiro assassinado, dá a luz a um menino mestiço, é violentada e passa por várias batalhas retratando a realidade das primeiras famílias a participarem da fundação do Rio Grande do Sul.

E o vento levou
Scarlett é uma jovem mimada, filha de um rico dono de fazenda que nutre uma paixão não correspondida pelo marido de sua melhor amiga. Ao decorrer da trama, casa-se por dinheiro, por rejeição e somente ao final da trama, depois de um relacionamento já desgastado pelos ciúmes, descobre seu amor sincero por Rhett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua opinião sobre esta notícia! A Uni Duni Editora agradece a colaboração!